NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Mercado de Recebíveis - Networking ANFAC

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014.
Fonte: ANFAC

Mercado de recebíveis

A ANFAC realizou, no último dia 04 de dezembro, o evento "NETWORKING ANFAC - MERCADO DE RECEBÍVEIS", como mais uma iniciativa de sua missão institucional de disseminar conhecimento e conteúdo de natureza operacional e tecnológica, em sua trajetória de capacitar os empresários e operadores do fomento comercial a se manterem na vanguarda da modernidade.

O evento foi estruturado em 5 painéis que abordaram temas de relevante interesse dos profissionais e empresários do setor, presentes ao evento.

A abertura foi feita por Luiz Lemos Leite, presidente da ANFAC que discorreu, inicialmente, sobre os desafios enfrentados, as lutas superadas e as conquistas alcançadas ao longo de 32 anos de atividades e de serviços prestados pela ANFAC a todo o sistema de fomento comercial. Lembrou ainda que, o projeto ANFAC de estruturação de fundos de investimento em direitos creditórios completou 10 anos de sua criação, neste mês de dezembro, coroado de pleno êxito.

O segundo painel, coordenado por Fernando Fontes do Banco Petra, lembrou o caminho trilhado pelos FIDCs de factoring (multissetoriais) as dificuldades e os obstáculos que paulatinamente foram superados ao longo dos últimos 10 anos. Participaram também, deste painel, os seguintes gestores e consultores de FIDC e fundos de recebíveis: João Carlos - Comprocred, Jonas Micheline - JGM, Carlos Silva - Crescer, Carlos Malta - Boa Vista, Ricardo Wakim-Lavoro e Marcelo Katz-BRR, que tiveram a oportunidade de apresentar e comentar a sua experiência vivenciada na gestão e nos resultados alcançados.

O terceiro painel, que tratou do tema "Recebíveis e Transações Eletrônicas", foi coordenado pelo Sr. Daso Coimbra, do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos do Banco Central, mostrou o atual estágio em que se encontra a regulamentação do setor de cartões de crédito e de arranjos de pagamento. Deste painel também participou o advogado Giancarllo Melito, do escritório Barcellos e Tucunduva Advogados, que apresentou a arquitetura e o desenho operacional deste novo mercado e seu potencial de negócios.

O quarto painel, ministrado pelo eminente jurista Ives Gandra Martins, abordou aspectos da política tributária fiscal brasileira, o ajuste fiscal que se avizinha, o compliance tributário e os desafios para o ano de 2015.

O último painel, que abordou o tema "Securitização de Créditos - Aspectos Regulatórios e Fiscais", foi coordenado pelos advogados Diego Batista, Flávio Veitzman e Caio Ferreira Silva, do escritório Pinheiro Neto Advogados, tratou do enquadramento legal e tributário das estruturas de securitização, via SPE e FIDC, no mercado brasileiro.

Evento realizado pela ANFAC com intuito de disseminar o conhecimento no mercado de recebíveis

consultor de fundos de recebíveis palestrando sobre o fomento comercial ? Factoring

Dorival Maso - ANFAC

Palestra completa sobre Factoring, com consultores de FIDC

Palestra completa sobre Factoring, FIDC

Consultores de FIDC palestrando sobre o setor

Fernando Fontes - Banco Petra

Palestra sobre o mercado de recebíveis ministrada por consultores de FIDC

Daso Coimbra - Banco Central

Palestra sobre o mercado de recebíveis

Giancarllo Melito - Tucunduva Advogados

Palestra sobre o mercado de recebíveis que também abordou o tema securitizadoras

Ives Gandra Martins