NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Atividade do comércio recua 0,2% em abril

segunda-feira, 08 de maio de 2017.
Fonte: SERASA EXPERIAN

Retração do varejo no primeiro quadrimestre de 2017 foi de 2,2%

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 0,2% em abril/17, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado (abril/16), o recuo da atividade varejista foi de 0,2%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do recuo dos juros e da inflação, o movimento dos consumidores no varejo ainda se mostra enfraquecido, sobretudo pelo quadro ainda bastante desfavorável do nível de emprego do país.

Dos seis setores do comércio varejista pesquisados, três mostraram elevações em abril/17: veículos, motos e peças (+2,6%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+2,0%),  material de construção (+0,9%). No campo negativo, o mês de abril registrou retrações nos seguintes segmentos: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,6%), móveis, eletroeletrônicos e informática (-1,2%) e combustíveis e lubrificantes (-3,7%).

Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2016, todos os segmentos varejistas recuaram nestes primeiros quatro meses de 2017, a saber: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-3,7%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-12,5%); combustíveis e lubrificantes (-3,6%); veículos, motos e peças (-10,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,5%); e material de construção (-13,7%).

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm