NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Reunião Técnica ANFAC/CRDC/ACSP

quarta-feira, 01 de novembro de 2017.
Fonte: ANFAC

No último dia 27 de outubro, reuniram-se na ANFAC os senhores Marcel Solimeo, Economista Chefe da ACSP/FACESP, Fernando Kalleder, Diretor da CRDC, Marcio Lima Gonçalves, Diretor Administrativo e Financeiro da ANFAC e o Presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite.

Nesta reunião foram tratadas matérias relacionadas ao avanço da tecnologia nas transações comerciais e suas consequências nos negócios do mercado do fomento comercial (factoring, FIDCs e Securitizadoras).

Discutiu-se a possibilidade de criação de grupo técnico para levar avante a ideia de cuidar particularmente dos vários eventos que envolvem o aceite na duplicata de forma digital não só com o objetivo de conferir maior segurança jurídica, de mitigar os riscos de fraudes e de inadimplência e, por consequência, baratear o custo das operações realizadas nas diversas modalidades do fomento comercial.

A instituição de uma parceria ANFAC/CRDC/ACSP e outras entidades afins significaria a abertura de uma nova perspectiva para o fortalecimento do mercado de recebíveis diante do imenso volume de transações mercantis diariamente realizadas e materializadas no título de crédito conhecido no Brasil como duplicata.

Uma central de registro para melhor qualificação das transações comerciais com a abrangência desse amplo mercado se prestará inequivocamente para tornar cada vez mais seguros os procedimentos e processos na administração do crédito como elemento propulsor da cadeia produtiva do País.