NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Reunião com o Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil

terça-feira, 06 de março de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

O Presidente da ANFAC, acompanhado do Conselheiro Luiz Napoleão da Silva Brito, foi recebido, ontem, pelo Diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso.

Nesta reunião, o Presidente da ANFAC entregou pessoalmente ao Diretor do BC o exemplar da 106ª edição da Revista ANFAC, prestigiada por matéria elaborada pelo Diretor Damaso sobre "Regulamentação das Fintechs busca segurança das operações de manutenção do sistema financeiro sólido e eficiente", objeto da Consulta Pública, 55/2017.

O Diretor discorreu sobre a prioridade de produtos que, na execução da agenda do Banco Central se destinam a estimular o crescimento da economia e a estabilidade financeira por meio de diversos canais, como descentralização e diversificação, eficiência, transferência e acesso a serviços financeiros com impacto na redução do custo do dinheiro.

É importante para o Banco Central estimular a utilização intensiva de ferramenta de tecnologia.

Indagado, o Presidente da ANFAC informou que há expectativa dos empresários do fomento comercial com a implementação desses produtos que significam atividade complementar e sinérgica do fomento comercial.

O Diretor do BC pediu um panorama sobre a atuação do mercado do fomento comercial, com as suas variadas modalidades empresariais, nos últimos três anos e espera que, até o final de abril, com aprovação do Conselho Monetário Nacional o Banco Central possa colocar em atividade o funcionamento da sociedade de crédito direto (SCD) e da sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP) como alternativas de ampliar a plataforma eletrônica para a realização de negócios do imenso mercado financeiro.