NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

FINTECH - Resolução nº 4656/2018, do Conselho Monetário Nacional

quarta-feira, 09 de maio de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

No dia de ontem a ANFAC reuniu cerca de 45 empresários dispostos a conhecer detalhes sobre a Resolução nº 4656, de 26.04.2018, do CMN, especificamente sobre as novas modalidades de instituições financeiras estruturadas como FINTECHS.

A palestra ficou a cargo do consultor especializado José Luiz Rodrigues da JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados que detalhou a estrutura da SCD - Sociedade de Crédito Direto e a SEP - Sociedade de Empréstimos entre Pessoas, que atuarão no mercado sob autorização e regulação do Banco Central do Brasil.

Rodrigues destacou que o mercado aguarda o detalhamento da norma do Conselho Monetário Nacional que deverá vir através de Circulares do BACEN, que promete um trâmite processual de autorização simplificado.

Apesar da promessa de simplificação o Consultor destacou que normas reputacionais e de observância deverão existir, aliadas a um capital mínimo integralizado junto ao BACEN de R$ 1.000.000,00.

A expectativa da ANFAC é de que tais estruturas venham a complementar o fomento comercial como aconteceu com os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) em sinergia com o mercado de aquisição de recebíveis que contará com o chamado crédito direto, além de permitir uma melhora no sistema de informações creditícias.

O Presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite destacou que a entidade foi a pioneira e protagonista do primeiro evento institucional para discussão da norma editada no última dia 26 de abril, demonstrando sua conectividade com o transformador mundo da tecnologia.