NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

PLATAFORMA GIROFAC E SUAS FUNCIONALIDADES

sexta-feira, 24 de agosto de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

No último dia 21 de agosto, ocorreu, na sede da ANFAC, o lançamento oficial da Plataforma GIROFAC, evento que reuniu cerca de 120 empresários.

A ANFAC celebrou com a iDtrust Tecnologia de Software uma parceria objetivando o lançamento de um revolucionário produto, voltado ao fomento comercial, com vistas a ampliar seu portfólio de negócios e de possibilitar a integração de suas empresas associadas no universo das fintechs, abrindo novos espaços de atuação num mercado já tão competitivo.

A plataforma GIROFAC é uma inovadora ferramenta tecnológica desenvolvida pela parceira iDtrust Tecnologia de Software com o apoio e suporte técnico, jurídico e institucional da ANFAC.

Na visão do Presidente da ANFAC, este produto, ajustado à modernidade dos avanços tecnológicos, pode gerar novos modelos de negócios com efeitos tangíveis no mercado financeiro, constituindo-se uma contribuição eficaz para atingir as metas de inclusão financeira traçadas pela Agenda BC+ e, dessa forma, robustecer a reputação institucional do fomento comercial, nas suas variadas modalidades empresariais - factoring, securitizaão e FIDC, no contexto econômico brasileiro.

O Presidente da ANFAC ressaltou que este produto nasceu para suprir as necessidades de "capital de giro" das empresas clientes, que não conseguem se amoldar aos parâmetros das operações do Fomento à Produção. A Plataforma GIROFAC amplia de maneira exponencial o horizonte de negócios das empresas de fomento, permitindo expandir o espectro de atendimento a outras necessidades de crédito de pessoas jurídicas e físicas à medida das exigências do mercado.

Para resumir, o fluxo das várias etapas do GIROFAC se processa por intermédio de plataforma eletrônica e de certificação digital ICP-Brasil, com a instituição financeira, parceira do GIROFAC, atuando como Fomentada-Alienante (CEDENTE), enquanto que o cliente da empresa de fomento passa a ser o "Devedor-Sacado" da operação.

Lemos Leite, ao manifestar seu orgulho de poder disponibilizar mais um produto com tal abrangência e capilaridade socioeconômica, afirmou que enxerga o mundo corporativo do fomento comercial brasileiro, integrado de tantos talentos e antenado num ambiente próprio aos avanços tecnológicos e que, ao longo da trajetória histórica da ANFAC, sempre ousou, nunca teve medo de errar quando se trata de incentivar seus associados a seguirem o caminho do empreendedorismo, da legalidade e da ética, que tem sido o fator determinante do sucesso do fomento comercial no Brasil.