NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Curso de Agente de Fomento Comercial da ANFAC alcança 180ª edição, em agosto, atraindo interessados de todas as regiões do Brasil

segunda-feira, 03 de setembro de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

Por quatro dias, aulas práticas e teóricas abordam temas atuais e do dia a dia do setor, como aspectos jurídicos e matemática financeira

Por quatro dias, de 27 a 30 de agosto, alunos do Paraná, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e diversas regiões do Estado de São Paulo participaram da 180ª edição do curso de Agente de Fomento Comercial, organizado pela ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial, em sua própria sede, em São Paulo. Ao todo, 28 profissionais tiveram 32 horas de imersão nos conceitos do dia a dia do setor, conduzidas por cinco professores.

"Esse curso traz importantes conhecimentos técnicos e processuais para profissionais que desejam ingressar no setor", ressaltou o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, já na manhã de 27 de agosto, em sua aula-magna especial para os alunos. A apresentação tratou também de conceitos básicos e históricos do setor, além dos termos técnicos das operações diárias. O período da tarde, foi sobre "Como se tornar Empreendedor no Fomento Comercial", por Domenico Di Bisceglie, diretor da Efibrás Fomento e da EFB Franchising.

O segundo dia (28), começou com palestra do consultor jurídico da ANFAC, José Luis Dias da Silva sobre aspectos jurídicos do setor. O módulo foi dividido com o economista Claudiomar Damasceno, que levou aos alunos os conceitos de securitização de crédito, exemplificados por estruturas de capital, capital próprio e terceiros, títulos mobiliários e muito mais.

O dia 29 foi dedicado aos aspectos tributários e contábeis do fomento comercial. O professor da primeira aula foi o consultor contábil da ANFAC, Gilson Santoleri e, na segunda aula, Domenico D'Bisceglie. No terceiro dia, houve tempo para aplicação de exercícios de matemática financeira e cálculos.

O fechamento do curso foi dedicado à prática. Domenico voltou à sala de aula para continuar falando sobre crédito e os riscos nas operações do fomento, seguida de simulações de operações do dia a dia. "Acredito que todos os participantes saíram do curso com gás para iniciar sua empresa", avaliou Domenico.

Desde 1983, quando houve a primeira edição do curso, mais de 8 mil alunos receberam a certificação da Associação para atuar nas áreas de fomento comercial, como Factoring, FIDC's, securitização de crédito e gestão de recebíveis, emitida através desse curso de Agente de Fomento Comercial, promovido pela ANFAC em todo o Brasil.