NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

ANFAC promove 2ª edição do curso Crédito e Risco no Fomento Comercial: Factoring e Secutirização

sexta-feira, 28 de setembro de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

Treinamento, realizado nesta quarta-feira (26), em São Paulo, teve a participação de empresários e analistas do fomento comercial interessados em aprender e revisar procedimentos

Cautela e diligência são duas ações constantes no cotidiano das operações do fomento comercial. Essas e outras orientações fazem parte dos temas abordados no curso "Crédito e Risco no Fomento Comercial: Factoring e Securitização", recém-lançado pela ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial. A 2ª edição, ministrada pelo empresário e consultor Orlando de Souza Santos, aconteceu, na última quarta-feira (26), na sede da ANFAC, em São Paulo, e contou com a participação de 21 profissionais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
 
Composto por quatro módulos, o novo curso tem como objetivo valorizar o aspecto preventivo da análise para mitigar riscos envolvidos nas operações de fomento comercial: de crédito, operacionais, fiscais, de mercado, jurídicos, dentre outros aspectos. Os temas versados vão de noções básicas que configuram negócios de risco, identificação e mapeamento de exposição a situações suspeitas, perfil e foco da atuação da empresa cedente e cliente e exemplos dos principais riscos nas operações de fomento. O curso também promove momentos de troca de experiências sobre o meio corporativo, dicas e outros assuntos de interesse do setor.
 
Os procedimentos com relação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) são constantemente citados no treinamento. O órgão é importante porque é responsável por balizar muitas normas do setor. "Estes são assuntos sempre atuais, porque em qualquer segmento do fomento comercial o profissional tem que aprender a gerenciar riscos. O resultado da empresa está relacionado a isso, e é bom que o empresário tenha esse entendimento", esclarece Souza Santos.
 
Este novo curso da ANFAC foi lançado em Cuiabá, no dia 1º de setembro, em resposta à demanda apontada pelos profissionais do Mato Grosso. Depois de São Paulo, outros Estados poderão receber o treinamento nos próximos meses. A agenda dos cursos realizados pela ANFAC, no Brasil, é atualizada constantemente no site www.anfac.com.br e nas redes sociais - Facebook (www.fb.com/anfacbr), Instagram (@anfac_br) e LinkedIn.