NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Comemoração dos 27 anos de atividade do SINFAC - RS

quinta-feira, 11 de outubro de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

O SINFAC-RS promoveu, no último dia 09 de outubro, almoço comemorativo dos 27 anos da entidade. O Presidente Marcio Aguilar exaltou o profícuo trabalho desenvolvido com inegáveis serviços prestados pelo Sindicato para a consolidação da atividade e para a economia do Rio Grande do Sul.

Também constou da pauta do evento a comemoração dos 30 anos da Circular BC nº 1359, de 1988, que, ao revogar a de nº 703, de 1982, reconheceu definitivamente o factoring como atividade comercial, não financeira, resultado da iniciativa de duas personalidades.

Trata-se do advogado gaúcho, Sergio Leal Martinez, que, após ter participado de um seminário promovido pela ANFAC, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, teve a iniciativa de ingressar em juízo contestando a aplicação da circular baixada pelo BC e que logrou êxito com a decisão final do Tribunal Federal de Recursos, em maio de 1986.

Sergio Leal Martinez, presente ao almoço, emocionado recapitulou a trajetória de sua vitoriosa empreitada junto ao Judiciário, contribuição determinante para revogação daquele normativo do BC.

Luiz Lemos Leite, como fundador da ANFAC, prestou justa homenagem ao colega advogado, Sergio Martinez, que, em boa hora, tomou a decisão de entrar na Justiça. Continuando, aproveitou a oportunidade para discorrer sobre a atuação paralela da ANFAC, no período de 1982 a 1988, fase épica do factoring no Brasil, realizando frequentes e sucessivos eventos por todo o País, na defesa daquele mecanismo, universalmente conhecido pelo apoio à pequena e média empresa.

O Presidente da ANFAC ressaltou ainda que essa luta se tornou mais intensa, entre maio de 1986 e setembro de 1988, para abreviar a revogação, de direito, da Circular nº 703. Graças às gestões pessoais que moveu junto ao Presidente do BC, Elmo Camões, em sessão de 09.09.1988, finalmente, a diretoria decidiu revogar a 703, editando, em 30 de setembro de 1988, a Circular nº 1359, a conquista mais importante da história do fomento comercial no Brasil.

O Presidente da ANFAC fez uma saudação de agradecimento ao Presidente Marcio com suas congratulações pelos resultados obtidos, exaltando todos os empresários a trilhar com firmeza os caminhos da legalidade, da ética e da modernidade, os fundamentos pétreos da proposta da ANFAC para o funcionamento do fomento comercial no Brasil.

O Presidente Marcio Aguilar, ao encerrar, registrou a sua satisfação de ter realizado evento tão participativo e lembrou que foi implantado "o primeiro App do fomento comercial" como mais uma iniciativa do programa do SINFAC ajustado aos avanços da tecnologia.