NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

Último curso do ano de Agente de Fomento Comercial

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018.
Fonte: MASSMEDIA COMUNICAÇÃO

Durante quatro dias, os participantes contaram com os ensinamentos de diversos profissionais do setor. Foram debatidos, em aulas práticas e teóricas, temas atuais e do dia a dia do setor.

Entender sobre o universo do fomento comercial demanda conhecimento técnico e teórico de diferentes áreas. Com duração de quatro dias, de 10 a 13de dezembro, alunos da Bahia, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Amazonas e São Paulo participaram da 182ª edição do curso de Agente de Fomento Comercial, organizado pela ANFAC - Associação Nacional de Fomento Comercial, em sua própria sede, em São Paulo.

"Esse curso traz importantes conhecimentos técnicos e procedimentos de gestão indispensáveis para profissionais que desejam ingressar no setor", comenta o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite. Desde 1983, quando houve a primeira edição deste icônico curso, mais de 8 mil alunos já receberam a certificação da Associação para atuar nas distintas estruturas do fomento comercial: factoring, FIDCs, securitização de crédito e gestão de recebíveis.

Ao todo, 17 profissionais tiveram 32 horas de imersão na complexidade das operações no cotidiano do setor, conduzidas por cinco professores. Os empresários Domenico Di Bisceglie e Claudiomar Damasceno, em suas aulas, apresentaram noções básicas de matemática, de empreendedorismo no fomento comercial, de crédito e seus riscos, e a diferença entre factoring e securitizadoras. Já o contador Gilson Santoreli apresentou toda a parte contábil do fomento comercial e os impostos devidos. E, por fim, o consultor jurídico da ANFAC, José Luis Dias da Silva, apresentou aos participantes as normas jurídicas em que se respaldam os negócios do fomento comercial.