NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

A ANFAC comemora o sucesso da ESC, a mais nova estrutura empresarial do fomento comercial

sexta-feira, 03 de maio de 2019.
Fonte: ANFAC

A Lei Complementar nº 167, sancionada pelo Presidente da República, no último dia de 24 de abril de 2019, criou a Empresa Simples de Crédito - ESC.

A ESC, como modalidade empresarial, que passa a integrar o Sistema Brasileiro de Fomento Comercial, junto com as empesas de factoring, securitizadoras e fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) justifica o entusiasmo da ANFAC, diante dos múltiplos benefícios que trará ao mercado de crédito, tornando-o mais competitivo na medida em que, por sua capilaridade, pode atingir os mais distantes rincões do Brasil.

A ESC - Empresa Simples de Crédito, conforme prevê a legislação que a instituiu, poderá, dentre outras, realizar operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito com características e limitações definidas na lei, como por exemplo, a atuação exclusivamente em seu município-sede e em municípios limítrofes, operar exclusivamente com recursos próprios para atender a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Ao longo destes anos, acompanhando as várias fases da tramitação desta lei, desde 2015, a ANFAC teve oportunidade de promover estudos e reuniões com vistas a ajustar esta nova modalidade operacional aos padrões embrionariamente lançados pelo factoring que serviram de paradigma para vários pontos desta lei.

O fomento comercial, preconizado pela ANFAC dentro dos princípios da legalidade e da ética, pela sua essência genética, operado pelo setor privado, se caracteriza ser extremante dinâmico por perceber as oportunidades e as necessidades do mercado, que, embora trabalhando em ambiente autorregulado, tem demonstrado a sua capacidade de conceber novos negócios que agrega agora mais esta modalidade empresarial para dar folego, gás e vigor à relevante função socioeconômica do factoring.

No último dia 30 de abril, estava agendado pela ANFAC, um evento sobre o COAF, junto com o SINFAC-PE, e a ANFAC não podia perder a oportunidade de levar também, em primeira mão, aos empresários daquela região geográfica (AL, SE e PE), a ESC atividade empresarial complementar e sinérgica ao fomento comercial. O SINFAC-PE, ao reunir cerca de 70 empresários, número de grande expressão, mostrou a pujança de sua base territorial e o enorme interesse despertado pela ESC em nosso mercado.

O evento de ontem, dia 02 de maio, em São Paulo, já previamente programado, obteve expressiva repercussão entre os empresários do setor com o comparecimento maciço de 100 empresários, em duas turmas - manhã e à tarde.

O êxito foi tanto que, no próximo dia 14 de maio, a ANFAC vai realizar mais um evento em São Paulo.

Recife - PE

 

São Paulo - SP