NOTÍCIAS

Notícias gerais e sobre o mercado de recebíveis – Fomento comercial

 

I Curso de Estruturação da ESC - Empresa Simples de Crédito foi realizado pela ANFAC nos dias 05 e 06 do mês corrente

quinta-feira, 08 de agosto de 2019.
Fonte: ANFAC

Inovando, mais uma vez, a ANFAC, em parceria com a ANESC, realizou o 1º Curso de Estruturação da ESC, dedicado à organização de uma empresa simples de crédito.

A edição da Lei Complementar nº 167, de 24.04.2019, repercutiu largamente por todos os setores da vida nacional despertando o interesse de muitos em conhecer esta nova modalidade empresarial e as especificidades e as limitações de sua atuação.

Segundo Guilherme Afif Domingos, que batalhou incansavelmente por esta lei, "a ideia da empresa simples de crédito resgata o princípio do crédito no município administrado pelo cidadão, com recursos próprios, que pode emprestar o seu dinheiro para empresas no clássico sistema do olho no olho".

Observou-se nesse curso a preocupação de um novo público, de empreendedores, que anseia por um plano de negócios dentro da realidade ESC, ou seja, organizar a sua empresa, qualificando-se cuidadosamente com um padrão profissional adequado para conhecer todas as variáveis do mercado da ESC.

Para o palestrante José Luis Dias da Silva, consultor jurídico da ANFAC, o curso constituiu-se uma oportunidade muito boa para observar as tendências dos participantes e para compartilhar as experiências auferidas nos últimos meses em razão das palestras temáticas realizadas nas várias regiões do Brasil, que versaram sobre os fundamentos legais da ESC. No seu entender, houve grande receptividade dos participantes, um público novo e empreendedor.

O Professor Domenico D' Bisceglie anotou o interesse manifestado por todos no sentido de obter conhecimentos que lhes dêem segurança na análise de risco e no deferimento do crédito para assegurar a continuidade de sua empresa no desempenho da importante função social e econômica da ESC. Valeu a pena!

O Presidente da ANFAC avaliou proveitoso o curso, que em sua visão, serviu de teste para aperfeiçoar a sua apresentação. As sugestões colhidas foram oportunas para evoluir oferecendo orientação adequada para esta nova modalidade de negócios em condições de atingir o seu objetivo de tornar cada vez mais competitivo o mercado de crédito com provimento de recursos para gerar mais riqueza para o País.

A ANFAC vai realizar o 2º curso de estruturação da ESC nos dias 02 de 03 do próximo mês de setembro. As inscrições já estão abertas. Vagas limitadas.