“O agente mais efetivo de transformações é o próprio mercado”

Claudio Peixoto
Sócio-Diretor de Compliance da KPMG

Prezado leitor,

Inovar é transformar-se para sobreviver.

A ANFAC é um arrojado projeto que se consolidou e se desenvolveu sustentado por soluções na busca permanente da evolução das práticas do mercado, das inovações tecnológicas e das figuras novas que surgiram nestes 35 anos.

A expansão da demanda ininterruptamente acompanhada está documentada nas sucessivas atualizações havidas no escopo social e institucional da ANFAC para adaptar-se à realidade.

Os desafios enfrentados desde os primórdios do lançamento do factoring se prestaram para a ANFAC pautar o seu protagonismo numa atitude de coragem e prudência.

O contexto histórico da ANFAC deflui na esteira de paradigmas que têm contribuído para regulação do setor, ou seja: o reconhecimento formal do Banco Central, pela Circular nº 1359/1988, de que o factoring é uma atividade comercial; elaboração do arcabouço legal, operacional e ético do fomento comercial; a fundação dos sindicatos patronais regionais; a elaboração do manual do associado; a preparação das estruturas empresariais do fomento comercial - factoring, fundos de recebíveis, securitizadoras de créditos e outras atividades afins como as fintechs de meios de pagamentos - a intensa programação de treinamento e formação para seus empresários e operadores; 13 congressos brasileiros bianuais; 22 eventos com judiciário e o projeto do fomento comercial eletrônico com a NF-e, entre outros. Todo este conjunto de normas e eventos, de natureza corporativa e institucional, emanou da ANFAC com o objetivo de disseminar a boa governança e alinhar o sistema às novas categorias de negócios que se erigem como modalidades complementares e sinérgicas ao fomento comercial.

A tecnologia com o impacto de suas transformações em todos os setores da vida humana não deve ser encarada como uma panaceia de todos os problemas. A tecnologia pela tecnologia. Devemos prestar atenção em como as novas tecnologias mudam a forma de comportamento e relacionamento entre pessoas e a necessidade de repensar os negócios com a implementação de metodologias que racionalizem os procedimentos de gestão e reduzam custos para otimizarem efetivamente a liquidez, a rentabilidade e a produtividade das empresas de fomento comercial.

O papel da ANFAC, na era digital, é apoiar e incrementar todas as iniciativas em condições de ajustar a organização à realidade do mercado e das exigências sociais e econômicas bem como de avançar uma visão estratégica do futuro do fomento comercial de modo a consolidar a sua imagem institucional, conquistada pela credibilidade do trabalho executado e dos resultados auferidos nestes 35 anos de atividade.

Até breve.
Nossas respeitosas saudações.
Luiz Lemos Leite
Presidente

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