“Para enfrentar desafios, as pessoas precisam aprender a pensar juntas, a colaborar e a trabalhar juntas”

(Betânia Tanure - Doutora, professora e consultora da BTA)
Escreve no Valor Econômico

Prezado leitor,

O XIV Congresso Brasileiro de Fomento Comercial, realizado, em 17 e 18 de outubro, pela ANFAC, prestou-se para reunir os empresários de fomento comercial e proporcionar-lhes ensinamentos com palestras de alto nível em torno do momentoso tema “Inovação e Tecnologia”.

Do XIV Congresso, concebido num objetivo formato de apresentação das matérias, podemos extrair a lição de que o sucesso do fomento comercial, construído em ambiente de autorregulação, ao tempo em que era desafiado, se empenhava em introduzir novos modelos que surgiam como resultado da evolução dos negócios.

Em 37, quase 38 anos, de atividade, o fomento comercial, com suas distintas estruturas empresariais de factoring, de securitizadoras, de gestoras de fundos de investimento e agora das ESCs, cresceu na proporção do imenso mercado de recebíveis gerados por milhões de transações de compra e venda mercantis realizadas diariamente em todos os quadrantes do vasto território brasileiro.

Neste contexto, não há tempo a perder. Esta presidência, com sua responsabilidade institucional, convoca a força do empresariado do fomento, independentemente de qualquer tendência, para conjugar todos esforços no prosseguimento de nossa marcha inexorável da modernidade.

As transformações do mundo disruptivo, pródigo em criatividade e inovações, estão a nos impor união, coragem e competência de nos reinventar e sedimentar o contexto histórico dos relevantes serviços prestados pelo fomento comercial para a economia do Brasil.

Não podemos, pois, negligenciar a importância dos avanços científicos e tecnológicos de um futuro, que já se faz cada vez mais presente, como os reflexos, dentre outros, da implementação da Lei da Liberdade Econômica, da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, da duplicata eletrônica e de tantas outras novidades que estão a caminho com o compromisso que temos de tirar proveito para fortalecer a competitividade do setor no mercado.

Contamos com o apoio e compreensão de nossos empresários.

Até Breve
Nossas respeitosas saudações.
Luiz Lemos Leite
Presidente

© 2019 - Associação Nacional de Fomento Comercial