A recuperação econômica a caminho

Prezado leitor,

Iniciamos ontem a primeira semana do mês de novembro de 2020, com a auspiciosa notícia da Receita Federal de que a média diária de vendas em setembro atingiu o valor de R$29,5 bilhões, levantamento feito com base nas notas fiscais eletrônicas (NF-e), não computadas as vendas de varejo.

Este é o mercado brasileiro de recebíveis, de dimensões oceânicas, a que nos temos referido com frequência, onde se realizam diariamente milhões de transações de compra e venda mercantis em todo o vasto território continental brasileiro.

É o mercado do fomento comercial. É a atuação marcante das empresas de fomento comercial que leva, com sua capilaridade, para as diferentes regiões do País, o apoio indispensável que assegura a sustentação das atividades de milhares de micro, pequenos e médios empreendedores, que geram emprego e renda, agregando valor à economia do Brasil.

O fomento comercial conseguiu manter suas atividades a pleno, com um índice de liquidez das operações que girou entre 75% e 80%, em agosto / setembro, concorrendo para a retomada das atividades produtivas do País.

É fato que, nestes meses de pandemia, férteis para a criatividade do pequeno empresário, surgiram 1,5 milhão de novas microempresas individuais, segundo o SEBRAE. A nova realidade imposta pelas medidas do isolamento social despertou as habilidades inerentes ao espírito empreendedor do brasileiro para construir, com inteligência, um valioso aprendizado para enfrentar os desafios do dia a dia de sua vida pessoal, familiar e profissional, atendendo assim, às necessidades de sua sobrevivência.

Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez reiterar nossas homenagens aos valorosos empresários do fomento comercial, em suas distintas estruturas de factoring, de fundos de investimentos em direitos creditórios, securitizadoras e ESCs, que, por sua dedicação, competência e patriotismo, vêm dando contribuição efetiva para a sustentação e sobrevivência do mais importante segmento da economia do Brasil, as MPEs.

Nossas respeitosas saudações.
Luiz Lemos Leite
Presidente

© 2020 - Associação Nacional de Fomento Comercial